Passadiços do Paiva

Inaugurados a 20 de Junho de 2015 rapidamente os Passadiços do Paiva se tornaram na maior atracção turística da região.

A pensar na preservação da Natureza e na qualidade da experiência dos visitantes, a visita aos Passadiços do Paiva passou a ser controlada e a ter um limite do número de visitantes diários, por isso, desde o dia 15 de fevereiro de 2016 é necessário comprar o seu bilhete para ter acesso à estrutura.

Ao visitar o site oficial www.passadicosdopaiva.pt, ou até mesmo fazendo uma pesquisa no google ou no facebook, rapidamente vai perceber que esta é uma experiência que não deve perder!

 

 passadiços do paiva passadiços do paiva  

 

Quer visitar os Passadiços do Paiva? Prepare a sua visita!

Apresentamos de seguida alguns aspectos que, se forem descurados, poderão complicar ou até mesmo impossibilitar a sua visita:

 (algumas informações poderão não estar atualizadas, devido à pandemia COVID19)

BILHETES

 

É NECESSÁRIO COMPRAR BILHETE PARA VISITAR OS PASSADIÇOS DO PAIVA na sua totalidade. 

Há um limite diário do número de visitantes, pelo que é aconselhável comprar o seu bilhete online, com antecedência, caso contrário corre o risco de chegar e não conseguir entrar.

 

COMO COMPRAR O SEU BILHETE

 

Tem duas alternativas para comprar o seu bilhete:

Online - esta é a melhor forma de comprar o seu bilhete. É a única forma que lhe garante a sua visita. O preço do bilhete é de 1,00€. O endereço para a compra dos bilhetes é: www.reservas.passadicosdopaiva.pt.

Presencial - Os locais onde pode comprar o seu bilhete no dia, de forma presencial, são a Loja Interactiva de Turismo, no centro de Arouca, ou nas entradas do Passadiço. O preço do bilhete é de 2,00€.

Alertamos para a possibilidade de não conseguir comprar o seu bilhete, se o limite diário já tiver sido atingido.

 

COMO VALIDAR O SEU BILHETE

 

Ao fazer a compra online, e após efectuar o pagamento, vai receber dois emails, um com o recibo e outro com o bilhete, que possui um código (qr code). Pode imprimir ou guardar no seu telemóvel para que este seja validado na entrada dos Passadiços.

Se não receber estes emails verifique se não foram para o spam/lixo do seu correio, pois acontece com alguma frequência.

A leitura dos bilhetes é feita por controladores que se encontram em três pontos distintos do percurso:

Espiunca - uma das extremidades do passadiço. O controlador está logo no início da estrutura.

Praia do Vau - localiza-se a meio do percurso e tem acesso por estrada. O controlador está logo na entrada da estrutura.

Areinho - uma das extremidades do percurso. ATENÇÃO: O passadiço inicia junto à praia do Areinho, mas o controlador está 1,500m depois, ou seja, se iniciar o percurso sem bilhete, ao chegar a esse ponto não poderá prosseguir.

 

PERCURSO

 

Os Passadiços do Paiva são um percurso linear e não circular, ou seja, começam e terminam em pontos diferentes.

Quer isto dizer que para fazer ida e volta terá de percorrer cerca de 16km (8km para cada lado).

 

GRAU DE DIFICULDADE

 

 Dada a extensão e o desnível que apresenta, podemos considerar que o percurso é, no mínimo, exigente! São cerca de 1000 degraus, entre subida e descida, somados ao restante percurso.

 

TRANSFER

 

A maioria dos visitantes não faz o percurso completo, ou seja, ida e volta. Com isto surge a necessidade de um meio de transporte que os leve novamente ao ponto onde iniciou o percurso e onde estará o seu próprio carro.

Se for o seu caso, existem nas duas extremidades do percurso taxis disponíveis para o levar ao seu carro.

 

RECOMENDAÇÕES

 

É mesmo importante que vá preparado e aqui deixamos algumas recomendações:

  • Leve água!
  • Leve roupa e, sobretudo, calçado confortável!
  • Evite as horas de maior calor!
  • Não leve crianças pequenas, elas não aguentam e terá de levá-las no colo, aumentando a dificuldade. Carrinhos de bebé também não são boa ideia por causa das escadarias!
  • Não é permitida a entrada de animais!
  • Tenha atenção à hora a que inicia o percurso, evitando que escureça antes de terminar. Lembre-se que o percurso demora, em média, 2h30m a ser percorrido para cada um dos lados. Se o fizer na totalidade, demorará cerca de 5h.